top of page

The Witcher: Um novo capítulo na saga | Análise



Lançado pela Netflix no final de agosto, The Witcher: Lenda do Lobo (no original, The Witcher: Nightmare of the Wolf) vem para expandir o universo da franquia e preparar os espectadores para a segunda temporada da série (com estreia prevista para dezembro de 2021). Confira abaixo algumas considerações sobre o mais novo capítulo na saga The Witcher.


O bruxo de Kaer Morhen

A história se passa quase um século antes dos eventos apresentados na primeira temporada de The Witcher e funciona tanto como um complemento para a série, aprofundando questões pouco exploradas durante o seu primeiro ano, como a política do Continente e as rivalidades entre os diferentes povos que habitam aquele mundo, quanto uma introdução ao mundo fantástico de Geralt de Rívia.

Cabe ressaltar que, apesar da sua inspiração na obra de Andrzej Sapkowski, The Witcher: Lenda do Lobo traz uma história original. A animação, que é o primeiro de dois spin-offs anunciados pela plataforma de streaming, aborda temas bem caros à narrativa de The Witcher, dos quais cabe destacar a discriminação e a desconfiança em relação aos bruxos e o conflito entre aquilo que é moralmente aceitável e o que é necessário para evitar maiores infortúnios (o mal menor).


O roteiro de Beau DeMayo, que também escreveu para a série de TV, entrega uma narrativa divertida e empolgante, com personagens cativantes e bem construídos.



Na trama, Vesemir, figura marcante na trajetória de Geralt, decide tornar-se um bruxo para escapar ao destino que uma vida de servidão lhe reservava. Ele deixa para trás Illyana, sua melhor amiga e também amor de infância, uma personagem que, apesar da austereza de sua vida, permaneceu empática e bondosa. Illyana atua como um contraponto para Vesemir: enquanto ele anseia por uma vida mais luxuosa, longe de senhores, Illyana tenta achar a alegria nos momentos simples, como os que compartilha com o amigo.


A narrativa alterna passado e futuro – recurso que foi melhor aproveitado na animação do que na série – ora contemplando a jornada que seu protagonista empreendeu para se tornar um bruxo renomado ora introduzindo o conflito principal.


Após seu treinamento, em Kaer Morhen (localidade que fará parte da jornada de Geralt e Ciri na segunda temporada da série), Vesemir se transforma em um dos bruxos mais famosos de seu tempo, tanto por suas habilidades quanto por sua arrogância. O personagem leva uma vida despreocupada, demonstrando pouco apreço pelos outros. O surgimento de uma nova ameaça, uma criatura mutante que assombra o reino de Kaedwen, e a crescente hostilidade com os bruxos, o levarão a confrontar o seu passado e questionar o papel que sua guilda tem desempenhado no extermínio das criaturas mágicas do Continente.



Descrição dos bruxos


Além de fornecer mais detalhes sobre o treinamento dos bruxos, a animação estabelece como o ódio a essas figuras foi insuflado, culminando na quase extinção da guilda. Esse preconceito aos bruxos é encarnado na personagem de Tetra Gilcrest, principal antagonista da história, uma feiticeira que busca convencer a todos do perigo que os bruxos representam. O passado de Tetra é pouco explorado, mas através de diálogos muito bem conduzidos suas motivações ficam claras para o espectador, permitindo que o público consiga se conectar com a personagem e sentir empatia por ela.


Tetra divide espaço com Lady Zerbst, uma senhora nobre de Kaedwen que não compactua com os ataques aos bruxos. A nobre se torna uma das poucas aliadas de Vesemir numa corte que vê os bruxos com maus olhos. Lady Zerbst não possui habilidades mágicas, como Vesemir ou Tetra, mas ela encontra maneiras, mesmo dentro de suas limitações físicas e sociais, para agir em defesa daquilo que acredita e daqueles que ama.


O filme está repleto de personagens únicos e memoráveis e sequências de ação belíssimas que enchem os olhos do espectador. Cabe elogiar o trabalho do Studio Mir, responsável pela produção da animação, e a direção de Kwang Il Han.


Você já teve a oportunidade de assistir The Witcher: Lenda do Lobo? Comente o que você achou da animação ou o que você espera do futuro da franquia na Netflix.



_______________________________________________________




Sobre a autora:


Verônica Silva


Aluna de Letras - Português, amante de ficção, aficionada por filmes e séries de TV (atualmente obcecada por Dark).




Comentários


bottom of page