5 Filmes que Trazem Grandes Lições | Listas | Cinema
- Vinicius Ramos

- 19 de mar. de 2022
- 5 min de leitura
Acho que já disse isso em outras oportunidades, boas histórias carregam ensinamentos muito maiores que elas mesmas. O Cinema nada mais é do que uma forma mais visual de se contar histórias, e algumas delas provavelmente foram subestimadas por muitos de nós. Talvez por serem considerados, em alguns casos, “filme de criança” ou não gerar nenhum interesse por estarem no “main stream”.
Vassouras voadoras, ursos lutando kung fu ou criminosos correndo em carros tunados. Nada disso parece carregar qualquer tipo de ensinamento. Tudo isso que citei no início do parágrafo serve só para atrair o público. Esses elementos são apenas o envelope enfeitado que carregam o real ensinamento por trás de tudo isso.
Se você já julgou algum desses filmes pelo poster, talvez queira assistir novamente depois de entender o que realmente queriam dizer.
Harry Potter e a câmara secreta

Produzindo para este blog, o melhor seria não causar polêmica envolvendo Harry Potter. Garanto que não falarei mal em nenhum momento. O segundo ano do bruxo mais famoso do mundo é o meu preferido. Melhor que o prisioneiro de Azkaban (na minha opinião). Mas não é sobre isso que se trata.
A grande lição que esse filme traz, se apresenta mais ao fim no gabinete de Dumbledore. Harry se questiona se realmente deveria estar na Grifinória. Sua dúvida surge depois de encontrar o diário de Voldemort e notar algumas semelhanças entre o vilão e si mesmo.
Ambos falam com as cobras, a varinha de Harry é a irmã gêmea da de Voldemort e o chapéu seletor já queria mandá-lo direto para a Sonserina. Ao questionar Dumbledore sobre isso, o diretor expôs todas as características em comum entre os dois e finalizou com a pergunta:
“...Então porque o chapéu seletor colocou você na Grifinória?”
Depois de alguns segundo de reflexão Harry se lembra de seu primeiro dia em Hogwarts e diz:
“Porque eu pedi pra ele.”
E é desse ponto que vem a maior lição de todo o filme na fala de Dumbledore.
“Não são as nossas características que definem quem realmente somos, são as nossas escolhas”
Não importa as condições que a vida te deu, o local onde você nasceu, ou mesmo as oportunidades que você tem. O que realmente faz diferença em nossas vidas é justamente a parte que podemos controlar. As nossas escolhas!
Sim senhor

Nesse filme, mesmo que se trate de uma comedia existem ensinamentos importantes escondidos no meio das piadas de Jim Carrey.
O filme conta a história de Carl, um jovem bancário, recém divorciado que não superou a separação. Desde o término de seu casamento, sua vida vai de mal a pior, decepcionando amigos, se prejudicando no emprego e se fechando para novos relacionamentos e para o mundo.
Tudo muda quando ele é convencido ir a uma palestra motivacional que trata do poder do SIM.
Depois disso o protagonista passa a dizer “sim” para tudo e sua vida muda quase que instantaneamente. Contudo, isso também gera algumas consequências que o prejudicam em seus relacionamentos e vida profissional. Dizer sim sempre, leva Carl a fazer coisas as quais não queria. Isso desaponta as pessoas próximas e a si mesmo.
A grande lição deste filme consiste em não ser como Carl, nem no início do filme, nem no meio. Ou seja, não dizer sempre não e nem dizer sim para tudo. No fim, Carl percebe que não é um escravo do “sim” e que talvez saber dizer não seja ainda mais importante.
A beleza da vida está em avaliar, e ponderar sobre as oportunidades que se apresentam ao longo da nossa trajetória. Talvez o mais importante seja ter a sensibilidade de perceber quando uma oportunidade se apresenta para nós.
Encanto

Essa animação da Disney surpreendeu a todos que assistiram, não só pela qualidade da animação, pela história tocante ou as músicas incríveis que compõem a trilha sonora.
O filme conta a história de uma família Madrigal, que foi agraciada com dons extraordinários, depois de um terrível incidente. Cada membro possui uma habilidade especial: super força, super audição, falar com animais, cura, controlar o tempo, etc.
A problemática se inicia quando a protagonista, Mirabel, descobre não possuir dons. E por esse motivo ela sofre pressões tanto da família quanto da sociedade que depende dos dons da família Madrigal. O enredo avança e a família acaba dependendo da ajuda de Mirabel para não perder seus poderes, que por fim consegue resolver tudo.
A lição deste filme consiste em dois aspectos, na minha opinião: o primeiro é que você é importante para a sua família, independente de quem é. E o segundo é que você é uma pessoa especial independente de seus dons.
Velozes e Furiosos

Talvez o mais subestimado dessa lista. “É só um filme de ação com carros tunados sem nenhuma relevância!”. Mas é justamente isso que esconde a verdadeira essência desse filme.
Ao contrário do que a maioria pensa, Velozes e Furiosos, qualquer um deles, não é um filme sobre carros! Nesse momento você deve estar me achando maluco, mas eu posso explicar.
Os carros nesse filme são só a decoração do bolo, o glacê que chama atenção atrás da vitrine da padaria. Velozes e Furiosos é um filme sobre família. Independente de qual o elenco do filme, o tema é o mesmo. Tudo o que acontece no filme tem família como base ou justificativa. A trama avança ,porque mexeram com a família dos protagonistas, ou para proteger a família, ou mesmo resgatar algum membro dela.
Um fator de destaque interessante é que os filmes finalizam sempre com um jantar em família. Pelo menos a maioria deles. Todos os personagens do filme compartilham uma refeição à mesa e fazem uma oração. Eu recomendo que você assista novamente, sem a expectativa de como vai ser a próxima corrida. Assim vai ser possível notar que a família é o que realmente move todas as ações dos personagens.
Kung Fu Panda

Esse de longe deve ter enganado muita gente. Um dos meus preferidos dessa lista. A maioria das pessoas não leva muito a sério por ser um filme de criança e sobretudo uma comédia.
A essa altura do campeonato, você com certeza já deve ter assistido a Kung Fu Panda e não notou nada demais, além de um filme divertido. Talvez quem assistiu ao filme tenha pensado que o grande ensinamento esteja relacionado à superação, já que Po é meio gordinho e jamais poderia lutar Kung Fu.
Mas a grande lição se apresenta quando o pai de Po revela o ingrediente secreto da sopa do ingrediente secreto. Vou explicar:
Em vários momentos durante o filme, Po idealiza a sopa de macarrão inventada por seu pai. Inclusive quando a sopa do panda é elogiada pelos cinco furiosos ele diz : “Vocês têm que provar a sopa do ingrediente secreto que meu pai faz”. Com isso em mente, vamos ao próximo ponto.
Depois que Po termina seu treinamento, ele tem direito a ler o pergaminho do dragão. Este contém o segredo do dragão guerreiro. Segundo a lenda, quem obtiver o conhecimento do pergaminho terá poder ilimitado. Para a surpresa de todos o pergaminho está completamente em branco.
Sem saber o que fazer, ante o perigo iminente, o vale é evacuado. Durante a fuga, o pai de Po revela que o ingrediente secreto de sua sopa é: Nada. E em seguida completa: “para que uma coisa seja especial, basta que você acredite que ela é especial”.
Se traçarmos um paralelo entre a sopa do pai de Po com o pergaminho do dragão podemos dizer que o sucesso, ou o poder ilimitado, não tem fórmula. Para que algo seja realmente especial basta que você acredite que seja especial.
*
E você, já tinha percebido isso nesses filmes? diga para nós qual filme faltou nessa lista
_______________________________________________________

Sobre o autor:
Vinicius Ramos
Jornalista, apaixonado por cultura pop, quadrinhos, cinema e literatura fantástica. Tem o hábito de escrever diariamente, dormir pouco e cuidar de árvores pequenas.
Goiano e goianiense, gosta de discussões longas, e animes complexos."




Comentários