Superman e Lois: uma crítica construtiva | Análise
- Vinicius Ramos

- 3 de dez. de 2021
- 3 min de leitura

Superman e Lois – uma crítica construtiva.
Superman e Lois estreou em janeiro de 2021 e apesar de ser aquele tipo de série para assistir com bastante tranquilidade, pois não exige tanta atenção ou expectativa. Esse texto contém alguns SPOILERS, mas nada que atrapalhe com a experiência de assistir a série.
A introdução é extremamente bem feita e conta uma linha do tempo sobre os acontecimentos que se passam entre tudo o que conhecemos sobre o Superman e o que vai acontecer na série. Nesse início temos o relacionamento de Lois (Elizabeth Tulloch) e Clark (Tyler Hoechlin), o casamento dos dois e o nascimento dos gêmeos Jonathan (Jordan Elsass) e Jordan (Alexander Garfin). Sim, eles tiveram filhos. E é esse último fato que faz toda a trama caminhar.

Que problemas o Superman pode ter?
Como sabemos, o Superman é praticamente invencível. Vou listar alguns de seus poderes para que possamos dar contexto a frase anterior. Super força, super velocidade, super audição, super resistência (que lhe rendeu o apelido de homem de aço) o que o torna a prova de balas, visão de calor, visão de raio-x, sopro gelado e como se não bastasse ele ainda voa! A única fraqueza desse filho de Krypton é uma pedrinha do seu planeta natal chamada kryptonita.
Como alguém com essas capacidades pode ter qualquer tipo de problema? A resposta vem facilmente com a introdução rápida do início da série: A FAMÍLIA. Agora o Superman tem uma família e uma das complicadas. O ambiente familiar é o único lugar em que esses poderes não podem resolver nada. Eis aqui o ponto alto da série, o melhor jeito de gerar complicações para um “deus invencível” são problemas familiares. O Batman é um ninja habilidoso, mas tem problemas com a família, Harry Potter é um bruxo corajoso, mas tem problemas com a família, Homem Aranha, Thor, Homem de Ferro, todos com capacidades incríveis mas com os mesmos problemas.
Grande parte do tempo de tela de cada episódio é uma reunião de família onde os quatro discutem problemas que todos nós enfrentamos no dia a dia. Insegurança adolescente, sexualidade, atenção paterna, mudança de cidades e etc. O Superman resolve o superaquecimento de uma usina nuclear com apenas um sopro, mas não consegue fazer com que seus filhos o ouçam por dez minutos. Talvez nenhum pai de adolescente consiga.

O que tem de bom?
O contexto da série se divide em três pontos principais: o drama familiar, no melhor estilo casos de família, a investigação jornalística liderada pela Lois (minha parte preferida diga-se de passagem) e o Lex (Wolé Parks) tentando acabar com Clark.
Outro ponto interessante que vale ressaltar é que um dos gêmeos herdou os poderes do Superman, mas a mistura com a genética de Lois, limita um pouco seus poderes. Mesmo assim o garoto é super forte e tem visão de calor. O fato de apenas um dos irmãos possuir poderes causa bastante atrito entre os dois o que gera conflitos interessantes para a trama.
A fotografia e os efeitos especiais devem ser exaltados nessa análise. Cenas belíssimas estão nesse seriado. Tal qual Superman observando a Terra do espaço sob a luz do sol com a capa vermelha esvoaçante. O uso da câmera lenta durante as cenas de ação traz uma melhor percepção dos detalhes que a super velocidade do Superman nos impede de ver.
*
A série está disponível via streaming no HBOmax. E você? Tem muitos problemas familiares? Conte pra gente.
_______________________________________________________

Sobre o autor:
Vinicius Ramos
Jornalista, apaixonado por cultura pop, quadrinhos, cinema e literatura fantástica. Tem o hábito de escrever diariamente, dormir pouco e cuidar de árvores pequenas.
Goiano e goianiense, gosta de discussões longas, e animes complexos."




Comentários