top of page

Shang Chi e a Lenda dos 10 Anéis |Marvel| Análise



Shang Chi é a nova aposta da Marvel para conquistar o mercado chinês, e quase conseguiu! Com lutas extremamente bem coreografadas e que acontecem em cenários completamente inesperados, esse filme nos trouxe à tona a nostalgia de ver as clássicas lutas do cinema oriental.

Vale destacar que existem algumas diferenças entre o filme e os quadrinhos. Talvez a primeira delas, e a mais perceptível seja o fato de os anéis terem se tornado braceletes. O conceito de anel é algo bastante amplo, mesmo que se encaixem nos pulsos ainda possuem um formato de anel.

Para você que achava que as joias do infinito eram poderosas, é porque ainda não dimensionou as possibilidades que os dez anéis são capazes de proporcionar. Mesmo que seu poder não possa ser usado a nível cósmico, ainda assim podem fazer um bom estrago aqui na Terra.

Outra coisa bem diferente foram os poderes dos anéis. Nos quadrinhos, o Mandarim possui um anel em cada dedo da mão e cada um deles controla um aspecto da natureza ou da mente humana. Os anéis não surgiram na terra. Sua origem é extraterrestre, cada anel aprisiona a alma de um guerreiro cósmico. Cada anel possui um nome específico que ilustram parte de suas características e prenunciam seus poderes:

Vamos relembrar cada um:

Demoníaco

Com a capacidade de manipular energia eletromagnética, este anel pode emitir clarões de luz intensos, capaz de cegar qualquer um nós arredores.

Pode criar também fortes campos magnéticos e projeções holográficas.

Espectral

Talvez seja o anel mais poderoso dos 10. Ao se usar seu poder é possível desfazer todas as ligações entre os átomos do alvo, o que o desintegra instantaneamente. Com tanto poder assim, é quase que obrigatório uma desvantagem. O anel em questão precisa de um intervalo de 20 minutos entre um uso e outro.

Relâmpago

Com capacidade de manipular energia elétrica. É capaz de emitir rajadas de energia, e fritar facilmente, seus adversários. Sua força varia de acordo com as capacidades de seu portador.

Mentiroso

Controla aspectos relacionados a mente humana. Capaz de controlar os pensamentos alheios, criar ilusões e manipular as pessoas, deixando-as mais suscetíveis a obedecer ordens.




Incandescente

Como o próprio nome já anuncia, esse anel pode controlar o fogo. Emite labaredas em temperaturas absurdas queimando tudo a sua volta.

Sua essência é controlar radiação infravermelha e térmica, e como resultado causar explosões de calor e incêndios arrasadores.

Noctígeno

O codinome deste anel está relacionado à noite e a luz negra. Com o poder de controlar a energia da escuridão proveniente da dimensão negra. Ele pode absorver luz e criar a completa escuridão em qualquer ambiente.

Recriador

Este e um concorrente direto do espectral, igualmente poderoso, esse anel é capaz de reorganizar a matéria por meio da manipulação de seus átomos.
Graças a essa habilidade ele pode facilmente transmutar objetos como: transformar pedra em ouro ou palha em trigo, enfim as possibilidades são infinitas.

Rodopio

Esse controla massas de ar, e pode formar, furacões, tornados e ventanias. Suas aplicações são as mais diversas, podendo causar destruição e um certo controle meteorológico.

Influente

Esse foi bem retratado no filme, visto que todos os anéis possuem o poder deste.
Esse é o anel da força bruta, capaz de produzir rajadas sônicas que se chocam com o alvo.

Zero

O anel de gelo, com ele é possível controlar vários aspectos das baixas temperaturas. Ideal para usar contra os inimigos que podem ser congelados e quebrados logo em seguida. Congelar o sangue, ou criar estrutura de gelo.


O que tem de bom?


Quem já está acostumado com o cinema chinês, pode se lembrar facilmente de títulos como O Tigre e o Dragão ou o clã das adagas Voadoras. A maioria dos filmes chineses de luta apresenta um combate em um bambuzal, não sei bem ao certo porque, mas me parece um local bem propício para embates.


O bambu possui tronco resistente e maleável ao mesmo tempo, em uma luta a elasticidade do bambu pode ser bem utilizada por um lutador criativo. O bambu pode ser cortado na diagonal para formar lanças, ao mesmo tempo que pode ser tracionado e funcionar como um estilingue. Enfim as possibilidades são imensas.


No filme existe sim um bambuzal e apesar de uma luta acontecer nele, bem próximo do início do filme, ele possui uma outra função. Em Shang Chi o bambuzal é vivo e funciona como uma espécie de labirinto para proteger a entrada da vila de Ta Lo. Vou retomar esse assunto um pouco mais a frente.


As lutas


Falando em lutas este filme é um prato cheio para quem gosta de ver boas brigas. Os movimentos são rítmicos e dão mais credibilidade ao termo arte marcial. Em alguns momentos, os oponentes podem ser facilmente confundidos com parceiros de dança, de um balé sincronizado e belo.

Nesse filme, grande parte das lutas ocorrem em locais cotidianos e que jamais pensaríamos que uma luta pudesse ocorrer, como por exemplo: o vagão no metrô ou mesmo um andaime de construção. Contudo talvez o fato de os andaimes serem feitos de bambu deve significar alguma coisa.

A cada novo combate a luta fica mais empolgante, mais veloz e mais épica, sem contar que o final do filme é tão surpreendente que vai fazer você cair da cadeira.

A sequência de eventos escala de forma gradual sem exageros, e por fim o protagonista já está voando nas costas de um dragão milenar quando de repente... Melhor você assistir ao filme!

Deixe nos comentários o que você achou do filme. Você já conhecia o poder de cada anel? O que faria se tivesse cada um deles? Conte para nós aqui em baixo.



_______________________________________________________



Sobre o autor:


Vinicius Ramos


Jornalista, apaixonado por cultura pop, quadrinhos, cinema e literatura fantástica. Tem o hábito de escrever diariamente, dormir pouco e cuidar de árvores pequenas.

Goiano e goianiense, gosta de discussões longas, e animes complexos."



Comentários


bottom of page