Maria Firmina Dos Reis: Conheça a primeira autora da literatura brasileira | Resenhas
- Sarah

- 1 de out. de 2021
- 3 min de leitura

Imagem de Nina Millen
Como o título do post já indica, Maria Firmina dos Reis foi a primeira autora brasileira a ser publicada. Mas uma coisa que já quero deixar bem claro sobre ela é que por trás sempre haverá mais história.
Então vamos detalhar para que vocês conheçam certinho sobre a autora; porque eu sei que um dos maiores orgulhos de nós leitores é simplesmente falar sobre literatura, e não importa se acabar assunto, a gente fala até de marca página.
SUA HISTÓRIA

Nascida em 11 de março de 1822, na região do Maranhão, filha de mãe branca e registrada sob o nome de um pai ilegítimo, Maria Firmina Dos Reis viera de família muito humilde.
Começou sua carreira como educadora, e desde o início ela já mostrou que veio para quebrar barreiras, pois foi a primeira mulher a ser aprovada em concurso público no Maranhão para o cargo de professora. Por muitos anos ela exerceu a profissão, chegando até a vencer um concurso público para a cadeira de instrução primária na cidade de Guimarães-MA.
Indo direto ao motivo de vocês terem aberto esse artigo, vamos falar da trajetória de Maria dos Reis até se tornar a pioneira das escritoras femininas no Brasil.
Com o pseudônimo de “Uma Maranhense”, as coisas começaram a mudar para ela em 11 de agosto de 1859, quando sua obra “Úrsula” foi publicada.
Após essa conquista ela começou a escrever para vários jornais, e neles publicou alguns de seus poemas. Além de seu romance Úrsula, escreveu também uma novela, um conto, um livro de poesias e composições musicais.
“ÚRSULA”

Mas,voltando um pouquinho, bora destrinchar sobre “Úrsula” afinal foi o trabalho que a deu o título de primeira autora feminina brasileira a ser publicada.
“E desde depois o crepúsculo, e logo após a noite bela, e voluptuosa recamada de estrelas; ou prateada pela lua vagarosa e plácida, que lhe branqueia o tapete de relva, derramando suave claridade pelos leques recurvados dos palmares. Então um vago sentimento de amor, e de uma ventura, que muito longe lobrigamos, arrouba-nos a alma de celestes eflúvios, e doce esperança enche-nos o coração, outrora mirrado e frio pela descrença, ou pelo ceticismo.” Trecho retirado do livro, a narrativa conta sobre um triangulo amoroso, uma trágica história de amor entre dois jovens: a pura e simples Úrsula e o nobre bacharel Tancredo.

Recordam que acima eu havia dito que com Maria dos Reis nada é como parece? Pois bem, por trás desse romance temos a denúncia da sociedade da época, cheia de injustiças, autoritária e patriarcal, sendo o ponto forte do livro à questão do escravo, dando papéis importantes para personagens negros numa época de Brasil escravocrata; fazendo com que a obra tivesse um destaque dentre os outros livros da época.
Maria Firmina dos Reis foi uma mulher à frente do seu tempo; estamos falando de 1860 época em que era impossível uma mulher expor sua opinião. Mas isso não a parou, uma das principais características de seu trabalho era o foco na crítica antiescravista na literatura brasileira.
Muitos desafios a cercaram, mas conforme foi construindo sua carreira no magistério, estabeleceu respeito abrindo assim a oportunidade para escrever o livro, tanto que o anúncio do lançamento entrou nas primeiras páginas do jornal “A MODERAÇÃO”.
Não parando por aí, em 1879 na Vila de Guimarães-MA, ela fundou a primeira escola gratuita para o ensino fundamental de meninos e meninas, que infelizmente durou apenas 3 anos devido a fúria preconceituosa. Ainda assim, isso não tira o título de ter criado a primeira escola mista do Brasil.
Um detalhe importante é que a escritora ficou esquecida até os anos de 1960, quando um historiador encontrou um de seus livros em um sebo e resolveu trazer à tona a história e autora, porém a fisionomia da “Uma Maranhense” ainda é um mistério.

Referências:
_______________________________________________________

Sobre a autora:
Sarah
Oi, sou Sarah, tenho 18 anos, sou estudante de letras e amo qualquer coisa relacionada ao universo literário e ficcional. Se não estou no caos de estudar pode ter certeza que estarei lendo ou assistindo friends.




Comentários