top of page

Inventário de Predadores Domésticos: a mente dos monstros escondidos pelos cômodos da casa | Resenha

Inventário de predadores doméstico mostra a mente dos monstros escondidos pelos cômodos da casa


Está procurando uma leitura serena e pacífica? Não leia o livro de contos de Verena Cavalcante chamado de Inventário de predadores domésticos. Em uma primeira vista, você olha e vê um ótimo trabalho gráfico que só a editora Darkside consegue fazer, mas não se engane, predadores domésticos não são formigas, aranhas, grilos e vários insetos que permeiam nossas vidas. Os predadores domésticos são aqueles que vivem conosco no nosso dia-a-dia e eles recebem descrições psicológicas bem meticulosas da autora.





A introdução introspectiva serve justamente para te preparar para o choque que vem a seguir. Já no primeiro conto temos a perspectiva da primeira personagem. Cada um dos que participam tem sua própria voz. Podemos perceber ao longo das páginas um grande domínio da escrita e das formas que ela pode tomar.


Inventário de predadores domésticos não é apenas um livro de terror como vemos por aí, ele tem vida própria. É um universo que nos mostra que os perigos não estão muitas vezes em todos os animais irracionais que estão permeando os contos mas sim nas próprias criaturas pensantes que rondam as histórias.


É interessante e imersivo entrar na mente de tantas personagens diferentes. As vezes concordamos com elas, as vezes temos medo do que possa acontecer, mas o sentimento que fica é sempre como é esquisito olhar tão intimamente assim a cabeça de alguem.


Um adicional muito feliz para mim, que não havia visto antes em um livro de contos de terror, foram as short histories. Aqui no Brasil conhecemos como mini-contos. São pequenos contos, com frases curtas e objetivas que tem a função de justamente exercer o mesmo papel que um conto de várias páginas e Verena conseguiu isso muito bem. Escrever mini-contos envolve ainda mais habilidade e técnica do que escrever contos convencionais.


Só mais um aviso. Eu leio livros de terror e pulp fictions há muitos anos, então preciso alertar os possíveis futuros leitores. É um livro extremamente desconcertante. Há temáticas pesadas por todas as narrativas. Não é um livro pra se ler em uma tarde ensolarada. É um livro que merece algum tempo de dedicação e principalmente compreensão.



Ficha Técnica


Livro: Inventário de predadores domésticos

Autor: Verena Cavalcante

Páginas: 234

Publicado: Editora Darkside

Ano: 2021




_______________________________________________________




Sobre a autora:


Jéssica Grossi


A autora é escritora, leitora desde sua infância, lê desde infanto juvenil até literatura experimental. É fiscal de gênero de musica, amante de artes obscuras e gosta de assistir filmes (péssimos) de terror.




Comentários


bottom of page