Contos Populares: 3 coletâneas incríveis para conhecer | Listas
- Verônica Silva

- 16 de set. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 18 de set. de 2021

Era uma vez dois irmãos que viajavam juntos, em busca de histórias para registrar. Eles procuraram pelos mais diversos contadores de histórias e reescreveram no papel as histórias que escutaram, a fim de que não se perdessem com o tempo.
Os irmãos reuniram esses contos em uma coleção cuja fama ultrapassaria as fronteiras de sua terra natal. As histórias não se perderam, mas foram modificadas, adaptadas e recontadas de diferentes formas anos após a publicação da coleção, do mesmo modo como haviam sido modificadas, adaptadas e recontadas inúmeras vezes antes de serem registradas no papel.
Em outros locais do mundo, antes e depois dos irmãos, outros contadores de histórias escreveram em sua língua materna narrativas que desejavam preservar. As histórias permaneceram, assim como o fascínio que elas exerceram nas audiências que as escutaram pela primeira vez.
A tradição oral abunda em narrativas maravilhosas, contos repletos de elementos familiares e mágicos, heróis audaciosos e avós sábias, heroínas astutas e feiticeiras cruéis, jovens trapaceiros e artimanhas bem-sucedidas. Essas histórias instigam a nossa imaginação e traduzem, em seu universo fantástico, nossos anseios e angústias. Por esse motivo, permanecem conosco mesmo após nossos primeiros contatos com elas.
Tenho certeza de que as descrições acima suscitaram alguma recordação no leitor – de personagens marcantes de sua infância, de histórias que ouviu quando criança e amou, de filmes que assistiu na televisão.
Para quem, assim como eu, não perdeu o fascínio pelos contos de fadas, peço que continue lendo para conhecer três indicações de excelentes coletâneas de histórias da tradição oral.
Fábulas Italianas, Italo Calvino

A pedido do editor Giulio Einaudi, que queria publicar uma coletânea de contos populares italianos capaz de rivalizar com a coleção de contos dos Irmãos Grimm e a antologia de Charles Perrault, o jovem escritor Italo Calvino recolheu e traduziu contos populares de toda a Itália.
Calvino aceitou embarcar nessa aventura apesar do pouco conhecimento que tinha sobre o assunto. O escritor logo se veria completamente imerso nesse mundo e apaixonado pelo seu objeto de estudo. A coletânea traz contos com os quais o leitor brasileiro não está familiarizado, mas que certamente irá amar.
O livro foi publicado pela Companhia das Letras e conta com a tradução de Nilson Moulin.
103 Contos de Fadas, Angela Carter

A escritora Angela Carter reúne contos centrados em uma protagonista. São 103 histórias que mostram diferentes tipos de mulheres: bruxas, moças comportadas, esposas vingativas, princesas, camponesas inteligentes, órfãs injustiçadas.
O livro conta com algumas histórias já bem conhecidas da cultura ocidental e outras extraídas da tradição oral de países da Ásia e da África. No Brasil, a Companhia das Letras publicou parte dessa coletânea no livro A menina do capuz vermelho e outras histórias de dar medo. A tradução é de Luciano Vieira Machado.
Contos de Fadas: Edição Comentada e Ilustrada, Maria Tatar

Por último, mas não menos importante, temos essa antologia primorosa da Zahar editada e comentada pela folclorista Maria Tatar e traduzida por Maria Luiza X. de A. Borges.
Além dos contos populares coletados por Perrault e pelos Irmãos Grimm, a seleção de Tatar traz alguns contos de Joseph Jacobs, Aleksandr Afanasev, e as histórias escritas por Hans Christian Andersen e Jeanne-Marie Leprince de Beaumont – todos devidamente acompanhados de notas explicativas que enriquecem ainda mais a experiência de leitura e belíssimas ilustrações de Gustave Doré e Arthur Rackham, entre outros.
Um ótimo livro para quem quer revisitar as histórias que marcaram a sua infância.
*
Gostou das indicações? Você já conhecia essas coletâneas? Tem outras sugestões de livros de contos populares? Compartilhe conosco nos comentários!
_______________________________________________________

Sobre a autora:
Verônica Silva
Aluna de Letras - Português, amante de ficção, aficionada por filmes e séries de TV (atualmente obcecada por Dark)




Comentários