5 livros de Não-ficção para conhecer o gênero| Listas
- Jéssica Grossi

- 23 de set. de 2021
- 3 min de leitura

Os livros de não ficção tratam de histórias reais utilizando da linguagem literária. A Não-ficção incluiu gêneros literários como biografia, livros-reportagens, livros históricos, HQ’s e até cartas.
A importância do gênero é tanta que até alguns escritores de não-ficção já ganharam o Prêmio Nobel de Literatura. A última laureada foi Svetlana Aleksievich, em 2015. Tradicionalmente o Nobel de Literatura não é concedido a livros de não-ficção, sendo considerado um evento raro.
Continue lendo para conferir cinco livros para conhecer melhor o gênero de não-ficção!
Gomorra, de Roberto Saviano

O livro-reportagem conta a história da máfia italiana nos dias atuais. O livro venceu o Grand Prix Cannes de 2008.
O livro se inicia no porto de Nápoles, aparentemente sem muita relação com a máfia italiana, mas ao longo da narrativa é possível perceber como a máfia italiana está infiltrada em todos os negócios, desde públicos a privados. A economia local tanto quanto a internacional é impulsionada pelo crime.
É um livro denso pois trata de crimes e assassinatos. Com uma visão muito realista do local que vive, Roberto Saviano aborda a cidade que nasceu, as mulheres da máfia italiana, a guerra de Camorra e até os escritos de um padre.
Ficha Técnica: Editora Bertrand Brasil, 375 pgs, 2008.
Voyeur, de Gay Talese

Gay Talese é um dos grandes escritores do Novo Jornalismo dos Estados Unidos e como tal aborda em seu livro uma história curiosa: um Voyeur que é dono de um hotel. O livro conta com um documentário na Netflix onde é possível ver Gay Talese e Gerald Fools, o voyeur.
O livro, com sua descrição verossímil, levanta debates até hoje. Alguns jornalistas dizem que Gay Talese se aproxima muito da ficção já que em seus livros consegue dizer com precisão o que seus entrevistados estão pensando. Além do mais, Gerald Fools se provou uma fonte não muito confiável ao longo da apuração do livro reportagem.
Ficha Técnica: Editora Companhia das Letras, 272 pgs, 2016.
Holocausto Brasileiro, de Daniela Arbex

Este livro é um clássico nas listas de livros-reportagens e não é para menos. A história do Hospital Psiquiátrico de Barbacena, no interior de Minas Gerais, é impactante e uma tragédia sem precedentes. Mais de 60 mil pacientes morreram no hospital e é estimado que 70% deles não apresentavam nenhum diagnóstico de doença mental. O livro de não ficção, desde o seu lançamento, em 2013, já vendeu mais de 250 mil exemplares.
A jornalista Daniela Arbex para compor o livro buscou a história do Hospital Psiquiátrico através de depoimentos de funcionários, de ex-pacientes e de documentos da cidade.
Ficha Técnica: Editora Intrínseca, 280 pgs, 2019.
A guerra não tem rosto de mulher, de Svetlana Aleksievich

Do ponto de vista feminino, este livro conta a história da Segunda Guerra Mundial através de fontes que estiveram lá. As temáticas abordadas no livro são a fome, amor, dor, vingança, asco, violência sexual e a vida intima destas mulheres.
Svetlana Aleksievich questiona as mulheres que entrevista de uma forma muito franca em busca de detalhes pessoais para concretizar um relato diferenciado da Segunda Guerra Mundial, que ainda não tinha sido feito já que os livros de guerra do período eram todos focados na glória masculina.
Ficha Técnica: Editora Companhia das Letras, 350 pgs, 2016.
Sobre a escrita, de Stephen King

Neste livro quase auto biográfico, Stephen King fala sobre os seus processos de escrita, sua vida pessoal, suas influências e seus vícios.
As ferramentas de escrita proporcionadas pelo rei do terror podem ser de grande ajuda para escritores iniciantes. Além disso, como uma leitura biográfica, o livro proporciona detalhes da vida do escritor que nos possibilitam conhecê-lo e saber de onde surgem suas histórias.
Nota: Tem um episódio do nosso podcast falando sobre esse livro também. Só clicar AQUI!
Ficha Técnica: Editora Suma de Letras, 256 pgs, 2015.
*
Já leu algum livro da lista? Já conhecia o gênero de Não-ficção? Nesta lista foram citadas apenas cinco obras. Segundo a pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro com base no ano de 2020, produzida pela Nielsen Book, apenas 24,77% dos brasileiros compram seus livros em livrarias virtuais. Você é um deles? Qual o melhor local para se adquirir livros atualmente?
_______________________________________________________

Sobre a autora:
Jéssica Grossi
A autora é escritora, leitora desde sua infância, lê desde infanto juvenil até literatura experimental. É fiscal de gênero de musica, amante de artes obscuras e gosta de assistir filmes (péssimos) de terror.




Comentários